yoga1  O que é Yoga?

A palavra yoga (pronuncia-se ‘yôga’), pode significar fusão ou união.

Podemos dizer que o yoga é uma ciência de interação nascida há mais de cinco mil anos na Índia e que leva, através de suas técnicas, ao desenvolvimento do ser humano em sua totalidade.

lotusFlower

A prática de yoga envolve a respiração, a postura corporal e o relaxamento.

O praticante assíduo poderia definir sua prática como uma experiência que envolva muito mais que uma ginástica, apesar dos efeitos benéficos sobre o corpo e principalmente sobre o psiquismo dos que praticam.

Mais especificamente no Hatha Yoga, o praticante ganhará vigor e força necessários para lidar com as diferentes exigências de seu cotidiano. Utilizamos o treinamento do domínio do corpo interna e externamente como ponto de partida e meio para alcançarmos essa ‘interação’.

Afetamos energeticamente nosso corpo com a prática disciplinada, estimulando especialmente sistemas nervoso e endócrino, proporcionando saúde e maior resistência física e emocional, além do rejuvenescimento geral do corpo.

Progressivamente, mudanças no nível psíquico poderão também ser observadas como ganho de maior serenidade, autoconfiança, equilíbrio, clareza mental, concentração e tolerância.

O yoga não sustenta um conteúdo político ou religioso, não prega nenhum tipo de dogma e tem uma linguagem universalmente aceita. Todos podem praticá-la, independentemente de idade, classe social, crença ou raça. Yehudi Menuhin, um dos mais renomados violinistas do século XX, era judeu e foi um ardoroso praticante de yoga.

“Pedi a benção a Krishna e o Cristo me abençoou, orei ao Cristo e foi Buda que me atendeu, chamei por Buda e Krishna me respondeu.”

Professor Hermógenes.


Dúvidas comuns

O yoga é religião?

Não, ela é sim um instrumento de crescimento e transformação pessoal que pode proporcionar ao praticante dedicado um sentimento de liberdade interior e felicidade. Pessoas de todas as religiões praticam e se beneficiam com sua filosofia.


O que esperar de uma aula de hatha yoga?

Num ambiente relaxante, com músicas suaves e com pouca iluminação, a aula consiste em alternância de posturas com relaxamento, exercícios de consciência respiratória e um relaxamento final profundo. Pode-se ainda introduzir exercícios preparatórios para meditação. Falando-se em posturas (ásanas), trabalhamos especificamente equilíbrio, força e alongamento.


Como trabalhar meu corpo perante as exigências do professor?

O corpo nunca deve vivenciar um grande desconforto. Trabalhamos sempre de acordo com nossos limites no momento da prática. O yoga não se resume numa meta a ser atingida com o corpo; envolve uma interação dele com a sua mente, onde se procura resgatar nosso estado de serenidade inerente.


Qual a roupa mais adequada para a prática?

Uma roupa solta e leve que lhe dê mobilidade e conforto.


É preciso fazer jejum de quanto tempo antes da prática?

Aconselha-se a fazer um jejum de pelo menos meia hora se ingerir líquidos e de duas horas ao ingerir uma refeição completa.


Serei capaz de acompanhar a turma mesmo sendo sedentário há algum tempo?

Sim. As turmas não são separadas por níveis, deixando a freqüência livre, atendendo tanto o praticante iniciante sem o hábito de trabalhos musculares intensos quanto o atleta, pois o professor supervisionará a permanência nos ásanas (posturas) de cada aluno e este será também estimulado a trabalhar somente de acordo com suas possibilidades físicas naquele momento.


O quanto devo atingir?

Em cada posição, vá até onde sente que pode chegar. Movimente-se apenas até onde é possível sem muito esforço. Deixe sua percepção concentrar-se naturalmente na parte do corpo que está sendo distendida. Não force o alongamento, não procure esticar-se demais. Algumas vezes é melhor soltar-se ou desistir da posição e voltar a fazê-la posteriormente. Não se esqueça de respirar!


Seja bem-vindo ao fascinante mundo do Yoga!

Namastê!

Benefícios com a prática de Yoga